Nossa história



Após a conclusão do Ensino Secundário e de um curso profissionalizante com dois anos de duração na área de administração de empresas em Bremen, Achim Becker mudou-se para Hamburgo em 1970 para trabalhar no ramo de importação e exportação, com o objetivo de tomar conta de uma das sucursais da empresa localizada no Extremo Oriente, desempenhando a função de representante comercial no exterior. É exatamente nesta fase, quando os grandes conglomerados procuram por caminhos diretos para as suas fontes nos países distantes, evita os importadores e exportadores hamburgueses, de modo que o grande sonho de representar diretamente uma firma no Extremo Oriente não pode ser realizado. Guiado por idealismo, visões e um forte espírito de iniciativa, o jovem Achim Becker se dedica a uma fase completamente nova na continuação de sua formação profissional. Em 1972 concluiu a formação profissional de bancário.

 

Já em meados de 1971 além do seu aprendizado no banco, Achim Becker cria, a partir de sua própria casa (naquele tempo, ele vivia num quarto de 25 m² que alugou num edifício de construção antiga), um próspero comércio de selos para os seus padrões. É neste contexto que o jovem empresário entra em contato com moedas. Primeiro ele começou com as moedas comemorativas de 5 marcos alemães. Os negócios se desenvolveram de uma forma tão dinâmica que foi necessário fundar uma empresa devidamente estruturada no início de 1972: nasce a EMPORIUM HAMBURG como firma individual.

 

O termo Emporium (empório, em português) vem do grego e significa algo como entreposto ou praça principal do comércio. Os romanos incorporaram o termo à sua língua após a conquista da Grécia e ele passou a ser usado na linguagem comum. Durante a ocupação romana da Germânia na Idade Antiga, Roma batiza a sua colônia às margens do rio Elba de "Emporium Hamburgum".

 

Achim Becker, Geschäftsführer
Achim Becker, Geschäftsführer

Eine der ersten Rechnungen von Emporium Hamburg.
Eine der ersten Rechnungen von Emporium Hamburg.

Alugou o seu primeiro escritório no prédio de um cliente localizado à rua Lange Reihe 81, em St. Georg, no coração de Hamburgo. Mais tarde, este cliente, que então acabara de ser ganho como cliente de moedas, vem auxiliar frequentemente o jovem empresário com os seus conselhos dotados de grande experiência. O escritório no 3º andar do conjunto residencial e comercial construído em 1960 tem uma área de apenas 80 m2, incluindo-se a cozinha e o banheiro. No "estoque" existe apenas um cofre onde mal cabem as moedas. A mobília e o orgulho do jovem empresário são uma parede de jacarandá que ocupa toda a área, uma escrivaninha também de jacarandá e três cadeiras. Uma para o chefe, duas para os clientes e visitantes. Ainda no mesmo ano contratou o seu primeiro funcionário. Trata-se do carteiro local que, tendo se aposentado, proporciona à empresa o que Achim Becker na sua juventude ainda não pode transmitir diretamente aos clientes. Com frequência, o carteiro aposentado é abordado como se fosse o chefe. De acordo com as tradições da antiga escola prussiana, ele anda de forma ereta com os ombros esticados, fazendo uma impressão muito séria com os seus 66 anos e cabelos grisalhos. 

 

Nestes mesmos anos, pela primeira vez foram organizadas feiras de moedas - designadas bolsas. A dimensão e o significado destes eventos logo aumentaram. Um ou outro evento ganhou fama mundial ao longo das décadas e alguns ainda são bem conhecidos hoje para além das fronteiras europeias, como por exemplo, a NUMISMATA ou a Feira da Moeda de Basileia (Suíça), que mais tarde transferira a sua sede para Berlim, sendo lá mundialmente conhecida pelo nome "World Money Fair" com grande importância para o comércio internacional de moedas. A ambiciosa sociedade de comércio de moedas Emporium Hamburg é membro fundador das duas feiras de moedas mais importantes da Europa:

 

  • a NUMISMATA de Munique
  • a Feira Internacional da Moeda de Basileia

 

 


O comércio exclusivamente com negociantes alemães não fora capaz de corresponder às exigências do jovem empresário, de modo que Achim Becker, com a sua firma Emporium Hamburg, sistematicamente começa a entrar em contato com os principais negociantes e casas da moeda do mundo inteiro.


Achim Becker mit Nicholas Brady, dem Finanzminister der USA 1989.
Achim Becker com Nicholas Brady, Secretário do Tesouro dos EUA, 1989.

Nos anos 70 e 80, o sortimento de mercadorias continuou a ser constantemente ampliado, começando com as moedas comemorativas da Alemanha Oriental. Chegaram, então, as moedas históricas alemãs. A dimensão do comércio de moedas estrangeiras na Alemanha Ocidental, bem como o de moedas alemãs no exterior, aumentava constantemente. Em 1980, a firma assina um contrato exclusivo de distribuição com o Deutsche Handelsbank de Berlim Oriental. Em 1986, soma-se o primeiro contrato com a Casa da Moeda dos EUA ao anterior.

 

No mesmo ano, o prédio inteiro localizado à rua Lange Reihe 81 é alugado pela firma, e uma ampla reforma foi realizada. Simultaneamente inaugurou-se a loja do Grupo EMPORIUM.

 

Além disso, as relações internacionais continuaram sendo sistematicamente expandidas, da Noruega à Itália, da Espanha à Rússia, mas também Israel aderiu aos parceiros comerciais do Grupo EMPORIUM.

 

Em 1983, a crescente demanda por moedas históricas tornou necessária a criação do setor numismático do Grupo EMPORIUM. No mesmo ano realizou-se o primeiro leilão de moedas da empresa, que, nos anos seguintes foi um verdadeiro imã de atração para os interessados em moedas de todo o mundo. A expansão do Grupo acelerara sistematicamente de modo que a clientela particular entra cada vez mais no foco de atenção da firma.  Sozinho, um ano mais tarde, em 1984, o Grupo Emporium é ampliado em mais um setor comercial, conhecido sob o nome de "Emporium Merkator", cujo objetivo é o fornecimento de moedas a preços baixos para os consumidores finais.

 

Desde a fundação da firma, Achim Becker e o Grupo Emporium são anualmente representados nas grandes bolsas de moedas dos EUA. Isto também inclui a bolsa de moedas mais importante da American Numismatic Association (ANA). Consequentemente é evidente que as relações comerciais com os maiores e mais importantes negociantes e bancos norte‑americanos estejam entre as relações mais antigas e valiosas do Grupo Emporium.


Original Berliner Mauer auf der ANA in Seattle 1990.
Muro de Berlim original na ANA em Seattle, 1990.

Nos anos seguintes, foi assinado o importante contrato de distribuição com a Casa da Moeda mais famosa e renomada internacionalmente, a U.S. Mint. Assim, o jovem empresário foi recebido no fim dos anos 80 pelo então Secretário de Estado, James Baker. Este encontro também fez parte dos pontos altos do Grupo, assim como o encontro realizado em 1987 com o então Secretário do Tesouro norte-americano, Nicholas Brady, por ocasião das negociações a respeito do programa numismático "200 Anos do Congresso dos EUA".

 

A Reunificação Alemã também não passa pela empresa e Grupo Emporium sem deixar rastros. Caracterizada fortemente pelo produto de cunho histórico que é a moeda, a Reunificação Alemã se torna um tema muito especial.

 

Para a grande exposição de moedas em Seattle em agosto de 1990, a ANA, foram organizados o transporte e a exposição de um pedaço do Muro de Berlim, medindo 4,50 m e pesando 4 toneladas. O grafite pichado neste pedaço do Muro de Berlim - uma figura amedrontada subindo no muro - era para impressionar profundamente os visitantes da exposição de Seattle. Não dá nem para acreditar no que fora visto nessa semana: uma maré de milhares de visitantes para ver o pedaço do muro. São cenas inacreditáveis, até mesmo comoventes que se passam ao redor do pedaço do muro que foi colocado sobre vários blocos de madeira retangulares deitados transversalmente, drapejados embaixo com veludo púrpuro e flanqueados por dois aparelhos de vídeo que mostravam resumidamente a história da queda do Muro de Berlim. Este pedaço do Muro de Berlim entra para a história como "Bloody Erich". No dia 3 de outubro de 1990, este pedaço do Muro de Berlim é inaugurado solenemente no Capitol Hill em Washington, a capital dos EUA, com a presença do porta-voz do Congresso Norte-Americano, Thomas F. Foley, do Majority Leader do Senado dos EUA, George J. Mitchell, do embaixador alemão nos EUA, Dr. Jürgen Ruhfuß e do prefeito de Berlim, Walter Momper. Mais tarde, este pedaço do muro faz uma grande viagem pelos territórios americano e canadense para voltar finalmente a Seattle, sendo aí incorporado à coleção de Bill Gates.


Achim Becker und seine Ehefrau Vera zusammen mit Herrn Oka auf der Börse in Singapur 1987.
Becker e a sua esposa Vera junto com o sr. Oka na Bolsa de Cingapura.

O mesmo grau de intensidade possui as relações estabelecidas desde 1980 com negociantes em cidades asiáticas, as quais continuam a ser fortalecidas nos anos seguintes através de visitas das feiras de Hongkong, Cingapura e Tóquio. A cunhagem de uma moeda comemorativa teuto-japonesa pela Casa da Moeda de Hamburgo, a Hamburgische Münze, representa uma homenagem muito especial para Achim Becker e o Grupo Emporium. Nela se pode ver Achim Becker junto com o patriarca da firma Taisei de Tóquio/Japão, o sr. Masamichi Oka. A abertura das portas do Império do Meio, China, é de grande utilidade para o Grupo Emporium estabelecer contatos com a China e o comércio local. O Grupo está representado anualmente lá desde a primeira Bolsa de Moedas de Pequim em 1995.


Die ehemalige Firmenzentrale in der Sorbenstraße (1994-2004).
A antiga sede central da firma à rua Sorbenstraße (1994-2004).

 

A ampliação dos setores de comércio atacadista, numismática e venda à distância no ano de 1994 torna necessária a ampliação das dependências da empresa. Ocorre, então, a mudança para a rua Sorbenstraße localizada no bairro de Hamm.

 

Em 2002, abre-se um novo capítulo na história da Numismática Europeia com a introdução do euro. Pela primeira vez em sua história, as nações do "Velho Mundo" introduzem uma moeda comum, crescendo juntas mais do que nunca. Abre-se uma área inteiramente nova para os colecionadores de moeda, sendo esta atendida na Alemanha pelo Grupo Emporium tanto por venda no atacado como à distância. Consegue-se assim consolidar a participação no mercado alemão.

 


O empresário, que atua já há 30 anos no ramo, conhecera nesse meio tempo e sem exceção quase todos os grandes negociantes e todas as Casas da Moeda importantes dos cinco continentes. A experiência de muitos anos, a dimensão dos negócios e a confiabilidade da casa fizeram com que o Grupo Emporium se tornasse um parceiro comercial muito estimado mundialmente. À parte, o empresário pôde adquirir impressões valiosas das pessoas, suas culturas e países durante as várias viagens que fez. Surge, assim, em meados dos anos 90, o desejo, que também é movido pelo objetivo, de construir o próprio edifício comercial.


Unser Firmengebäude, das Störtebeker Haus im Herzen von Hamburg.
Nosso edifício comercial, a Störtebeker Haus, no coração de Hamburgo.

Já nos anos de escola, ainda jovem Achim Becker desenvolvera duas prioridades que o fizeram amadurecer, então, as duas alternativas com respeito à sua escolha profissional entre ser arquiteto ou homem de negócios. Decidiu-se, então, pelos negócios. Contudo, sempre manteve vivo o arquiteto que existe dentro de si. Visão e criatividade reuniram muitas ideias ao longo dos anos que se concretizaram nas diretrizes de concepção do edifício da firma. Dessa maneira, o proprietário da firma não seguiu a moda geral de Hamburgo com preferência pelo aço, concreto e fachada de vidro. O edifício deveria ser construído segundo o antigo estilo arquitetônico hanseático. No outono de 2004, o novo edifício da firma, a Störtebeker-Haus, fica pronto. Durante o último ano da fase de planejamento e também durante o período de construção, a concepção do edifício até o último detalhe atingiu uma dimensão que ainda não se podia imaginar. Achim Becker acompanhara cada pedra, cada canto e cada detalhe com os seus pensamentos e os seus próprios croquis. Somente assim foi possível fazer com que o objeto inteiro de quase 14.000 m² de área comercial com quatro escadarias ganhasse linha e estratégia contínuas.

 

A Störtebeker-Haus, no coração da zona sul da cidade, localiza-se a apenas 5 minutos de carro do centro, sendo de fácil acesso com todos os meios de transporte vindos de todas as partes. Por ocasião do jubileu de "700 Anos de Hamburgo-Hamm", o prefeito da Cidade Livre e Hanseática de Hamburgo, Ole von Beust, escreveu em 2006: "Hamm é um bairro pouco conhecido para muitos hamburgueses. Isso é uma injustiça! Hamm-Süd oferece um valor recreativo tão alto que se pode passar aqui tanto a hora do almoço como o fim do expediente de maneiras variadas e relaxantes."

 

Durante a crise financeira de 2009/2010, o Grupo Emporium complementou o comércio por atacado com o setor de comércio de metais preciosos. Conhecido no mercado online sob a denominação www.Silberwerte.de, três negociantes colocam no site as cotações de compra e venda para produtos de investimento dos setores de prata e ouro em qualquer grandeza.

 

Desde que a memória existe, entende-se ouro e prata como substitutos de dinheiro, sendo sempre considerados como porto seguro em tempos de insegurança. Consequentemente foi lógico ampliar a estratégia empresarial para mais esse setor.

 

A Emporium encontra-se hoje, com os seus funcionários experientes e, provavelmente, o maior estoque da Alemanha, à disposição, tanto do comércio alemão como do comércio internacional, de moedas como parceiro de confiança.

 

Agora, não importa se você quer comprar 1.000 denários romanos, 1.000 antoninianos, 1.000 soldos bizantinos de ouro, 1.000 Händlein-Heller moeda da Idade Média, 1.000 moedas de ouro da União Monetária Latina (5,8 g), 1.000 moedas de prata do Império Alemão, 1.000 moedas de 5 marcos do Terceiro Reich,1.000 Morgan ou Piece Dollar dos EUA, 1.000 onças de prata do tipo Eagle, Elefante, Filarmônica ou Maple Leaf, 1.000 moedas panda da China, 1.000 conjuntos de moedas de euro de 1 centavo a 2 euros dos países do euro ou 1.000 Krugerrands, ou se você quer vender ouro, na Emporium, você sempre está no lugar certo. Caso que você queira avaliar, vender ou leiloar a sua coleção, na Emporium sempre encontrará um funcionário disposto a ouvi-lo, atendê-lo e ajudá-lo. Na Emporium, você sempre está no lugar certo.